Afinal, vale a pena fazer o curso de licenciatura em Letras?

Você sabia que o trabalho de profissionais formados em licenciatura em Letras vai muito além das salas de aula? Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a área é abrangente e traz outras oportunidades bem legais para quem quer se aprofundar no estudo da língua portuguesa ou inglesa e se tornar especialista em tudo que as compõem.

Se esse curso te atrai, mas ainda existem muitas dúvidas acerca da carreira, atente ao artigo a seguir! Preparamos um conteúdo especial para que você compreenda aspectos importantes da graduação, do mercado de trabalho e, principalmente, do perfil de quem decide cursar licenciatura em Letras.

Vamos lá?

Confira o perfil do profissional formado em licenciatura em Letras

Antes de mais nada, levantaremos algumas questões bem importantes: você tem paixão pelas palavras? Reconhece o poder que as cercam e sente verdadeiro fascínio por suas formas e estruturas? Além disso, pode dizer que se interessa genuinamente por história, cultura, povos e seus idiomas?

Se a resposta para essas perguntas é afirmativa, saiba que existem grandes chances de você curtir bastante a licenciatura em Letras. No entanto, existem aspectos relevantes sobre o perfil dos profissionais formados nessa graduação que não devem ser descartados.

Elencamos os primordiais a seguir. Acompanhe!

O prazer da leitura

Além de proporcionar viagens incríveis a mundos extraordinários e inimagináveis, os livros nos colocam frente a frente com todos as particularidades das línguas. Por isso, para absorver inteiramente as disciplinas que fazem parte da grade curricular da licenciatura em Letras, é essencial apreciar a leitura e cultivar com prazer esse hábito.

O interesse pela gramática

A gramática apavorava durante o ensino médio? Saiba que, ao longo da formação em Letras, ela não poderá ser negada, viu? Então, prepare-se para desvendar os códigos linguísticos de maneira muito profunda!

O gosto pela escrita

A escrita é uma atividade bastante comum aos alunos que optam por graduações na área de humanas — e com a licenciatura em Letras não podia ser diferente. Então, certifique-se de que isso não é um problema para você, pois esse exercício vai te acompanhar constantemente em todos os semestres, tudo bem?

A facilidade em se organizar

A organização é um fator superimportante para quem sonha investir na carreira em Letras. Se você não consegue determinar uma rotina bastante estruturada — e segui-la com afinco — como vai, por exemplo, preparar aulas ou ainda dedicar-se à escrita ou revisão de um livro?

A atenção aos detalhes

Não importa a atividade que será exercida durante o seu dia a dia, ter um perfil detalhista será muito importante para obter sucesso na profissão. Lembre-se de que a gramática portuguesa é repleta de pegadinhas e será imprescindível prestar atenção aos mínimos detalhes de qualquer trabalho, viu?

Saiba mais sobre a grade curricular do curso

Depois de conhecer mais detalhes sobre o perfil do profissional formado em licenciatura em Letras, é o momento de saber quais são as principais matérias ministradas no decorrer do curso.

Tenha em mente que a estrutura da graduação, assim como a nomenclatura das matérias, pode variar um pouco em virtude da língua escolhida, tudo bem?

Mas, de forma geral, as disciplinas abaixo são comumente oferecidas. Confira:

  • Comunicação;
  • Leitura e Produção Textual;
  • Educação Inclusiva;
  • Linguística;
  • História da Educação;
  • Linguística Aplicada ao Ensino;
  • Antropologia e Cultura Brasileira;
  • Teorias do Texto e do Discurso;
  • Metodologia e Prática de Ensino;
  • Estudos Literários; 
  • Literatura Brasileira (e Inglesa, dependendo da sua habilitação);
  • Libras.

Descubra as possibilidades do mercado de trabalho

Como dissemos, a atuação do profissional graduado em Licenciatura em Letras está muito mais ampla — ser professor não é a única possibilidade, não! Então, se você gosta do setor, mas não sabe ao certo se pretende lecionar após a formação, não precisa se preocupar.

A seguir, apresentamos possibilidades incríveis para um profissional licenciado em Letras. Veja os segmentos nos quais as suas habilidades serão aproveitadas!

Mercado empresarial

Você já pensou em atuar em um departamento de comunicação ou em uma agência de publicidade? Se não, pode começar a considerar essa opção! Existem empresas que buscam profissionais graduados em licenciatura em Letras para redigir diversos documentos — como cartas comerciais, e-mails e memorandos — e também identificar falhas na comunicação textual de modo geral.

Há ainda a possibilidade de lecionar cursos de idiomas dentro do ambiente corporativo e trabalhar como tradutor e intérprete, auxiliando no fechamento de diversos negócios internacionais.

Mercado editorial

O mercado editorial é uma oportunidade incrível para quem deseja preparar, editar, revisar e redigir diferentes tipos de texto. As habilidades do profissional do curso de Licenciatura em Letras serão fundamentais durante todo o processo editorial de revistas, livros e sites, por exemplo. Aqui entra também entra a preparação de material didático, que requisita muitos esses profissionais. 

Mercado Educacional

Mesmo que você não esteja considerando lecionar, precisamos apresentar as opções do mercado educacional. É comum pensar que existem apenas oportunidades em escolas públicas e particulares do país, mas isso não é verdade, viu? É possível conquistar cargos com salários satisfatórios em instituições de ensino superior privadas, por exemplo. Porém, para tal, é importante concluir um mestrado ou doutorado.

Veja outras opções do mercado educacional:

  • atuação em cursinhos;
  • oportunidades em cursos preparatórios para concursos públicos;
  • cargos em escolas bilíngues;
  • atuação em escolas de idiomas.

Profissional independente

Se os setores acima não despertam tanto interesse, que tal tornar-se um profissional autônomo? É possível trabalhar da sua casa como freelancer na revisão e redação de textos para blogs e sites. Ou quem sabe realizar a correção de dissertações, monografias e teses acadêmicas.

O que achou de saber mais sobre o curso de Licenciatura em Letras? Neste conteúdo, você conheceu detalhes sobre o perfil do profissional formado no setor, viu quais as disciplinas compõem a graduação — e, além disso, descobriu que o campo de atuação não se limita às salas de aula. Bom, não é?

Agora que você já tem mais informações sobre a graduação, pode começar a definir o seu futuro profissional e escolher o melhor caminho para você! Como viu, as possibilidades existem aos que sonham em estudar e trabalhar com a língua portuguesa ou outros idiomas. Basta, no entanto, lembrar-se de que é preciso muita dedicação para ascender na carreira.

E aí, você acredita que esse curso combina muito com você? Então, o que acha de entrar em contato com a UniNorte para tirar todas as suas dúvidas sobre a Licenciatura em Letras? Fale conosco agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This