Afinal, como mudar de carreira e obter mais êxito profissional?

Nem sempre a nossa vida profissional segue os caminhos que programamos. Muitas vezes, temos um plano, atingimos nossos objetivos, mas aquilo não traz satisfação pessoal. Então, chega a hora de pensar em novos rumos. Mas como mudar de carreira?

Fazer essa transição é um desafio e demanda muito equilíbrio emocional. Isso porque perguntas ainda sem respostas podem rondar a sua mente e deixar você receoso na hora de começar do zero.

Mas saiba que você é capaz de iniciar uma nova profissão. Confira nosso post, entenda os passos que deve seguir e veja como mudar de carreira de forma mais segura e tranquila!

Entenda o mercado de trabalho

Descobrir que busca algo novo e ter coragem de fazer essa transição é fundamental para que o profissional respire fundo e trace uma nova trajetória. Mas só essa vontade não basta: é necessário entender o mercado do segmento que quer atuar para conhecer todas as possibilidades e saber como se preparar.

A recomendação não é que você escolha algo somente pelo retorno financeiro, mas sim que entenda a realidade daquele nicho, qual é a demanda e as tendências de trabalho, e quais habilidades é preciso ter para entrar de cabeça nesse mercado. Desse modo, consegue encontrar algo que goste de fazer, mas que também tenha público e que propicie um crescimento profissional.

Amplie seu networking

Se você quer dicas de como mudar de carreira, saiba que uma delas é ampliar seu networking. Talvez as pessoas do seu círculo profissional atual não possam ajudar você nessa transição, então chegou o momento de pensar em ampliar essa rede de contatos.

Você pode fazer cursos, participar de eventos do segmento do qual tem interesse em atuar, acompanhar discussões nas redes sociais sobre a área e também deixar seu perfil do LinkedIn atualizado.

Conhecer pessoas com os mesmos interesses que você e que já atuam na área pode render parcerias para abrir um negócio ou até mesmo fazer uma indicação para uma vaga de emprego.

Guarde uma reserva financeira

Se você vai começar do zero, certamente dará início à nova carreira em uma posição inferior à que ocupa atualmente, certo? Por isso, seus rendimentos vão diminuir, e você também terá que se programar para investir em novos cursos. Mas pense que será por uma boa causa!

Assim, é necessário que você realize um planejamento antes de mudar de área profissional e faça uma reserva financeira por alguns meses ou até por um ano para que possa dar conta de todos os gastos e começar essa nova etapa mais sossegado.

Faça um planejamento

Ninguém muda de carreira do dia para a noite. Então, além da reserva financeira, é importante que você tenha um planejamento — no qual conste as metas de curto, médio e longo prazo — para que você alcance seu objetivo de fazer essa transição profissional.

Dessa forma, você consegue trilhar um caminho com os cursos que deve fazer, eventos que precisa participar, quais mudanças deverá fazer em sua rotina pessoal, entre outros pontos.

Pesquise as possibilidades

Se você quer saber como mudar de carreira mas não tem ideia de qual rumo seguir, pesquise as possibilidades de áreas que pode explorar de acordo com seu perfil. Como fazer isso? Com a internet, você descobre um mundo de opções!

Uma pessoa que gosta da área de Administração, por exemplo, vai descobrir que pode atuar com finanças, recursos humanos, vendas, marketing, comércio exterior e até logística.

Faça um exercício de autoavaliação, veja quais são seus pontos fortes e comece a selecionar os segmentos que mais se encaixam com sua personalidade. Se possível, converse com outros profissionais, pergunte sobre os desafios e como se preparar para entrar naquele nicho.

Aproveite suas competências

Quando a gente pensa em mudança de carreira, logo imagina aquele profissional que vai chegar para o mercado de trabalho sem nenhuma habilidade. Mas saiba que você pode não ter ainda os conhecimentos específicos para esse novo trabalho, mas já carrega uma experiência profissional que pode ajudar nessa etapa.

Você pode já ter habilidades de comunicação, saber trabalhar em equipe e lidar com feedbacks negativos, por exemplo. Entende também sobre a importância da proatividade e da inteligência emocional no ambiente corporativo. Tudo isso conta muitos pontos em seu currículo e pode fazer você se diferenciar no mercado.

Seja perseverante

Acredite em você e em todos os benefícios que essa guinada na profissão vai trazer para sua vida. Esteja preparado para os obstáculos, para lidar com um orçamento apertado e para receber “nãos” — mas nunca perca o foco naquilo que você realmente quer para você.

Com seus pensamentos e atitudes voltados para esse objetivo, você ficará motivado a vencer e a enfrentar todas as etapas. Conversar com pessoas que também passaram pela mudança de carreira também pode auxiliar você nessa jornada.

Faça uma graduação

Como mudar de carreira? A principal recomendação é estar bem-preparado para o mercado. Para isso, é essencial buscar uma graduação. As empresas estão exigentes, e a concorrência entre os profissionais é grande. Então você precisa se destacar, demonstrando que adquiriu o conhecimento e habilidades para ingressar na área.

Hoje existem cursos de áreas variadas, opções de curta duração e também a modalidade de educação a distância (EAD), em que o aluno estuda online — o que pode facilitar bastante a vida de quem quer fazer a transição profissional, mas tem uma rotina agitada.

A única recomendação é buscar uma instituição de ensino superior com reconhecimento no mercado para que você receba a melhor formação. É importante que ela ofereça uma infraestrutura completa ao aluno e que conte com um corpo docente qualificado.

Agora você já sabe como mudar de carreira com a ajuda de um bom planejamento. Coloque as nossas dicas em prática e corra atrás de seus sonhos profissionais. Com muito estudo e dedicação, você vai descobrir que todo o seu esforço e coragem valerão a pena!

Está em busca de uma nova profissão, mas ainda fica perdido em relação à graduação que deve fazer? Então entre em contato com a UniNorte e descubra qual curso superior combina mais com esse novo momento da sua vida!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This