8 vantagens de fazer Ciências Econômicas na UniNorte

Ser economista significa entender sobre conceitos que movem o mundo. Quem gosta do assunto procura escolher a melhor faculdade, porque sabe que o sucesso da sua carreira depende da qualidade do ensino. Por essas e outras é que você deve pensar em fazer Ciências Econômicas na UniNorte!

No Norte do Brasil, esse é um curso ainda mais estratégico graças ao potencial de crescimento da região. Portanto, se está na hora de tomar a decisão de fazer uma graduação e você quer escolher a melhor faculdade, precisa ler este post. Listamos aqui 8 das principais vantagens de cursar Ciências Econômicas. Aproveite a leitura para pensar no seu futuro!

1. O futuro proporcionado pelo curso

O profissional formado em Ciências Econômicas está apto para entender, modelar e prever comportamentos de pessoas e instituições. Ele olha para os fenômenos econômicos como um todo. Generalista, a formação permite atuar em diversos cargos e atividades. Profissional limitado? Não você!

Existe a possibilidade de atuar na área pública, avaliando aspectos macroeconômicos como inflação, déficit público e orçamento, bem como dá para se posicionar no setor privado, dessa vez com foco na microeconomia, mensurando custos de produção, definindo formação de preços e lidando com operações financeiras.

Como está o mercado para a área?

Com uma formação tão forte, esse profissional é valioso para o mercado. No setor público, ele é bem recebido em setores do governo, como ministérios e secretarias, assim como em empresas estatais. Já na iniciativa privada, é extremamente valorizado em médias e grandes empresas nacionais, assim como nas multinacionais.

São áreas possíveis de atuação:

  • comércio exterior, lidando com importação e exportação;
  • organismos internacionais;
  • entidades de classe;
  • setores de pesquisas;
  • notícias e comunicação;
  • meio acadêmico;
  • mercado financeiro e de ações;
  • consultoria, auditoria e compliance;
  • terceiro setor.

Qual o cenário na região Norte?

A versatilidade do profissional de Ciências Econômicas abre muitas portas na região Norte do país, que tem um mercado amplo, com carência de profissionais qualificados em todos os setores da economia.

Todo o potencial do estado do Amazonas, por exemplo, pede muito a atuação de um profissional de Ciências Econômicas. Você pode perceber isso quando olha para a quantidade imensurável de recursos naturais que o estado tem. E a quantidade de economistas ainda é muito pequena para essa demanda.

Vale lembrar que só quem pode atuar como economista é quem tem diploma de nível superior em Ciências Econômicas e está registrado no Conselho Regional de Economia. Ou seja, há vários campos de atuação que só podem ser ocupados por esse profissional.

2. O respeito que a UniNorte tem no mercado

Pergunte a qualquer um dos 25 mil alunos que a UniNorte tem para formar uma ideia clara de tudo o que oferecemos e que faz tanta gente confiar no nosso trabalho e deixar seu futuro em nossas mãos.

Pela qualidade com quem os alunos saem graduados da UniNorte, Manaus reconhece a importância da faculdade e seu papel como formadora de pessoas críticas, capazes de preencher as muitas exigências do mercado de trabalho. Não é à toa que mais 70% dos nossos alunos ingressam no mercado de trabalho assim que se formam!

Além disso, a UniNorte se engaja com a sociedade, participando ativamente de ações e melhorias, pois tem muita consciência do seu papel como agente de mudanças. São algumas ações promovidas pela faculdade:

Há ainda um aspecto a ser citado: desde 2014, o curso de Ciências Econômicas da UniNorte participa do Guia Nacional do Estudante, com qualificação 3 estrelas durante esses 4 anos. O ranking é promovido pela Editora Abril nacionalmente para reconhecer a qualidade acadêmica dos cursos.

3. A possibilidade de conseguir bolsas de estudo

A preocupação com a oferta de bolsas de estudo também é uma característica da UniNorte. Assim, quem tem um orçamento limitado, mas quer fazer seu curso com segurança, do começo a fim, pode contar com uma forcinha extra.

Nos processos seletivos semestrais, há a oferta de bolsas de até 100% para os melhores colocados. Sem contar que você também pode ter descontos de acordo com sua pontuação no ENEM. Além disso, existem as opções de:

  • financiamento estudantil público (Fies);
  • créditos universitários particulares (como o PraValer);
  • bolsas de 100% pelo ProUni desde o primeiro semestre.

4. O tempo dedicado ao curso

O curso de Ciências Econômicas da UniNorte tem 8 semestres. Ao total, são mais de 3 mil horas divididas em disciplinas de formação geral e atividades complementares. Entre os temas de destaque do curso estão:

  • micro e macroeconomia;
  • contabilidade social;
  • economia monetária;
  • economia internacional;
  • teorias do desenvolvimento;
  • história do pensamento econômico;
  • história econômica geral;
  • economia brasileira contemporânea;
  • cálculos matemáticos e estatísticos.

Esses são os pilares do curso de graduação. Mas ele não se limita à sala de aula, viu? Você pode esperar por várias experiências que aproximam a formação da prática. Quer exemplos? Entre muitas outras experiências, a UniNorte proporciona:

  • a elaboração de projetos econômicos e financeiros;
  • a análise da conjuntura econômica da região e do país;
  • o estudo de diferentes mercados;
  • visitas técnicas externas;
  • a participação na gincana regional de economia;
  • a participação no congresso brasileiro de economia;
  • a chance de ingressar no projeto de iniciação científica;
  • a participação na gincana do conhecimento.

Isso tudo vai marcar sua trajetória de um jeito único, transformando-o em um profissional atualizado, com uma visão ampla do mercado.

5. A proximidade com a prática profissional

Todas as atividades curriculares e extracurriculares que citamos buscam fazer do profissional alguém que não se prende apenas ao que está nos livros. A teoria é base sólida para formação profissional, mas é a prática que prepara para enfrentar o mercado e ter sucesso.

Ainda, com o Movimento Empresa Júnior, vários cursos prestam serviços para empresas no mercado local e nacional, praticando valores abaixo dos tradicionais, já que não buscam o lucro. O resultado é benéfico de várias formas: o aluno ganha experiência na área, incrementa seu currículo e começa a fazer seu nome no mercado antes mesmo de se formar.

6. O sentimento dos alunos que já passaram por lá

Quem concluiu o curso de Ciências Econômicas sempre dá um retorno positivo, gratificante, que prova que sua graduação foi uma decisão acertada. E há vários profissionais formados aqui no mercado! O economista Francisco Mourão Júnior, por exemplo, é presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (CORECON AM).

Você também pode encontrar economistas formados pela UniNorte na Superintendência da Zona Franca de Manaus, no Tribunal de Contas do Estado e na Secretaria da Fazenda, além de vários estagiários do curso. Esse reconhecimento estreita os vínculos entre a universidade e seus alunos, é uma relação de muito carinho e orgulho mútuos.

7. O conhecimento e a disposição dos professores

Na UniNorte, professores e alunos se integram. Faz parte da cultura da faculdade manter essa proximidade extremamente produtiva. Não temos barreiras. Toda e qualquer demanda, independentemente de horários restritos, são prontamente atendidas, sejam esclarecimentos ou orientações.

Para facilitar essa relação próxima, temos a biblioteca central à disposição, com um expressivo acervo bibliográfico, sempre atualizado para atender às necessidades dos alunos. Recursos de qualidade não faltam!

Hoje em dia, mais de 70% do corpo docente da UniNorte é composto por mestres. Em 2019, vários desses profissionais já terão concluído o doutorado. Isso porque buscamos reunir qualificação e experiência para oferecer o melhor aos nossos alunos!

8. Vantagens de ingresso

Diante de todas essas vantagens, que tal tomar a decisão mais importante da sua vida e se inscrever para fazer Ciências Econômicas na UniNorte? Você pode ingressar no curso por vários meios, incluindo ProUni, ENEM, processo seletivo, fazendo a reopção de algum outro curso para esse, em uma segunda graduação ou também vindo por transferência. As portas estão abertas!

Não adie mais o começo de um futuro profissional brilhante: entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This