8 dicas incríveis para organizar seu local de estudo

São inúmeros os fatores que influenciam direta e indiretamente a qualidade e os resultados do estudo. Pois um deles é, sem dúvida, o lugar que você escolhe para essa atividade. Na prática, não basta que o ambiente seja iluminado e silencioso. Além disso, ainda é preciso contar com uma boa dose de organização!

No post de hoje, trazemos 8 dicas valiosas para colocar seu local de estudo em ordem, o que o ajudará a manter a concentração, memorizar os conteúdos e não perder nem um minutinho a mais do seu tempo. Está pronto para aprender? Então vamos lá!

1. Elimine tudo que não é relevante

A primeira (e indispensável) dica para organizar seu local de estudo é manter ali apenas aqueles objetos que forem relevantes para o bom andamento dessa atividade. Além de ocupar espaço, outros itens podem causar distração.

Mas e se o lugar em que você estuda não é exclusivamente seu? O que fazer quando ele é compartilhado com outras pessoas da família? Nesse caso, a melhor política é definir pelo menos uma área (ou, dependendo do caso, um horário) que seja apenas para seu estudo. Faça um trato com sua família para manter essa área limpa, pronto para o aprendizado!

2. Providencie alguns organizadores

Caneta, lápis, borracha, apontador: todos esses itens são usados durante os estudos. No entanto, isso não significa que você tem carta branca para deixá-los espalhados no seu local de estudo, ok? A melhor alternativa é providenciar organizadores para armazenar seus suprimentos escolares, deixando cada coisa em seu devido lugar.

3. Jogue fora o que não é mais útil

Cuidado para não se apegar demais, transformando sua mesa em um verdadeiro depósito! Canetas sem tinta ou ressecadas, papéis e até cadernos antigos devem ser descartados. Dessa forma, você abre espaço para itens novos, de fato úteis no seu dia a dia. Só um detalhe: sempre que possível, tente descartar esses itens da maneira certa, separando o que é reciclável. O meio ambiente agradece!

4. Arquive o que está desatualizado

Certos papéis podem até não ser mais relevantes hoje, mas isso não significa que são completamente inúteis. Pense: você pode precisar deles daqui a alguns meses? Então é melhor não jogar fora. Por outro lado, deixá-los em cima da sua mesa de estudo é uma péssima ideia, pois atrapalha a dinâmica e ainda dá chance para perdas e danos.

O que você precisa fazer é desenvolver um sistema para arquivar esses papéis mais antigos, como provas e trabalhos corrigidos ou anotações de matérias que já acabaram. Com esse propósito, os fichários são ótimas opções! Assim você pode dividir os papéis por assunto, facilitando sua própria vida na hora em que precisar resgatar alguma folha específica.

5. Separe o que é atual

Acabamos de falar sobre os papéis de que você não precisa mais e daqueles que pode precisar algum dia. Mas o que fazer com os papéis que você está usando no momento? Vamos admitir: a papelada é um dos maiores problemas dos estudantes na organização. E isso acontece por um motivo simples: é muita quantidade. E aí, o que fazer?

Um recurso muito útil para isso é aquela famosa bandeja para correspondências, geralmente usada em escritórios, que tem 2 ou 3 divisórias. No seu local de estudo, você pode usar a caixa com seus próprios critérios, separando uma bandeja para os trabalhos urgentes, por exemplo, e a outra para aqueles que têm uma data de entrega maior. Com isso, você mantém seus papéis juntos e organizados, sempre ao alcance das mãos.

6. Adapte a mesa ao material (e vice-versa)

É ótimo ter uma mesa enorme toda para você. Também é muito legal colecionar todos os tipos de itens de papelaria, de post-its a marcadores de texto. O problema aparece quando esses 2 elementos não são compatíveis. É impossível manter seu local de estudo em ordem se você tem muito material e uma mesa pequena. Por outro lado, se você tem pouco material, para que uma mesa gigantesca, que acaba se tornando um convite à bagunça?

A dica aqui, portanto, é ter uma mesa compatível com a quantidade de material que você realmente precisa usar durante os estudos. Então evite exageros tanto no tamanho da mesa quanto na quantidade de material. Você tem uma mesa com espaço limitado, mas é simplesmente obcecado por itens de papelaria? Nesse caso, uma boa pedida é abusar de gaveteiros, estantes ou prateleiras, que ampliam o espaço disponível para armazenar seu material de maneira organizada, sem entulhar a mesa de estudo.

7. Guarde tudo depois de usar

A melhor forma de ter seu local de estudo sempre organizado é guardar tudo em seu devido lugar logo depois de usar. Nada de procrastinar! O segredo está em não deixar a bagunça acumular para o final de semana ou, às vezes, até o final do mês. Pare para pensar: é bem mais rápido gastar 10 minutinhos por dia nessa arrumação que 3 horas no sábado — especialmente se você trabalha e estuda.

8. Repense seu local de estudo

Não tem como escapar: ao longo do tempo, suas necessidades e até seu comportamento mudam. Na faculdade, por exemplo, a forma como você estuda vai evoluir bastante do primeiro ao último ano do curso. Por isso, o espaço dedicado a essa atividade precisa mudar junto, acompanhando seu progresso.

Para manter a organização, o ideal é repensar seu local de estudo ao final de cada período. O que você vai continuar usando? O que vai mudar ou ser substituído? Como você vai otimizar o espaço? Você também pode trocar informações com colegas e seguir canais nas redes sociais para ter novas ideias de organização para esse ambiente! Logo você vai pensar em boas maneiras de transformar esse ambiente em um espaço agradável e, ao mesmo tempo, propício ao aprendizado.

Por fim, que tal ficar sempre de olho em mais dicas para montar o local de estudo perfeito e conseguir nota máxima nas provas? Então siga o perfil da UniNorte no Facebook e acompanhe todas as nossas publicações de hoje em diante!

Comments (8)

  1. Quero organizar meu campo de trabalho

    1. Essas dicas são boas para trabalho e estudo. Que bom que gostou!

  2. Gostaria muito de participar

    1. Lucimara é bem fácil, viu como as dicas podem ajudar?

  3. Otimo esse artigo

    1. Graciete, ficamos felizes em saber que você gostou! Sempre acompanhe a gente!

  4. Adorei as sugestões !

    1. 😍😍 Ficamos muito contentes com isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This