6 opções de cursos de gestão para você seguir carreira

quem busca uma formação acadêmica capaz de proporcionar muitas oportunidades no mercado de trabalho, apostar nos cursos de gestão é uma excelente ideia. O setor existe para atender a uma necessidade das empresas, o que torna seus profissionais indispensáveis para o bom desempenho das corporações.

Como a área está em contínua expansão, investir em um curso relacionado traz, ainda, outras grandes vantagens. Uma delas é o fato de se tratar de uma formação como tecnólogo — cursos que, mesmo sendo de nível superior, são mais curtos do que os cursos tradicionais de graduação. Por essa razão, o aluno egresso chega ao mercado de trabalho muito mais rápido, em apenas dois ou três anos, geralmente.

Mais um bom motivo para considerar a área é a ampla diversidade de campos nos quais se pode atuar. São vários os cursos disponíveis, cada um com um foco específico. Além disso, um mesmo curso possibilita que o profissional ocupe cargos diferenciados, de acordo com a preferência dele.

Ficou interessado em seguir carreira na área? Continue lendo e conheça, a seguir, 6 ótimas opções de cursos de gestão que podem definir o seu futuro profissional.

1. Gestão da Qualidade

O profissional de Gestão da Qualidade é necessário em múltiplos tipos de empresas, dos mais variados setores — indústria, comércio e serviços. Entre as atividades que ele realiza, estão o planejamento, a implementação e a auditoria de sistemas de gestão da qualidade, além da capacitação de pessoal em procedimentos que visem à melhora da produção dentro da empresa.

No curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade, que tem duração de dois anos, o aluno tem contato com noções de Administração, Economia, Comunicação e Empreendedorismo. Ele também estuda, com mais profundidade, disciplinas como Qualidade e Certificações, Contabilidade e Custos, Operações e Logística, Normatização da Qualidade, Auditoria da Qualidade e Sistemas de Gestão da Qualidade.

2. Gestão Comercial

O gestor comercial, como o próprio nome já diz, atua no setor comercial das empresas, sejam elas do ramo varejista, atacadista, de representação ou de serviço. O profissional é capacitado a prestar consultoria e ocupar cargos de gerência e direção, nos quais pode tomar decisões sobre as vendas, por meio de estudos de viabilidade econômica e análises comerciais, entre outras atividades, como pesquisas de mercado e negociação de preços.

Para que o profissional esteja apto a lidar com o mercado competitivo e com todas as rotinas do setor comercial, alguns dos assuntos estudados no curso de Tecnologia em Gestão Comercial são Matemática Financeira, Operações e Logística, Gestão Financeira e Orçamentária, Sistemas de Informações Gerenciais e Inteligência de Mercado. O curso também tem duração de apenas dois anos.

3. Gestão de Recursos Humanos

Ao contrário do que pode parecer, o trabalho do gestor de Recursos Humanos não se limita às atividades tipicamente associadas a essa área, como contratação de funcionários e elaboração de folhas de pagamento. Na verdade, sua função é bem mais complexa e de suma importância para qualquer negócio.

Esse profissional é o responsável por gerenciar todo o pessoal da empresa, promovendo não só o recrutamento e a seleção, mas também o seu treinamento e o desenvolvimento. Ele deve manter os colaboradores engajados e motivados, criando programas de incentivo e gerenciando o clima da organização, assim como os conflitos que surgirem.

O curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos dura dois anos e proporciona o aprendizado de Direito Trabalhista e Tributário, Estatística para Gestores, Sistemas de Remuneração e Benefícios, Planejamento e Gerenciamento de Carreira e Rotinas de Pessoal. Além disso, Treinamento e Desenvolvimento, Direito Empresarial e Empreendedorismo são outros entre os conteúdos abordados.

4. Gestão Financeira

Além de poder atuar em sociedades de crédito e estabelecimentos bancários, esse profissional também encontra trabalho no setor financeiro de qualquer tipo de empresa pública ou privada. Algumas de suas atribuições podem ser o planejamento da rotina financeira da companhia, a análise de crédito, a análise do fluxo de caixa e o acompanhamento de todas as entradas e saídas efetuadas.

Para isso, no decorrer dos dois anos do curso, o estudante do tecnólogo em Gestão Financeira adquire conhecimentos em Matemática Financeira, Contabilidade Gerencial e Gestão de Crédito, Cobrança e Risco. Além disso, ele também estuda Macroeconomia, Mercado Financeiro e de Capitais, Finanças de Longo Prazo e Gestão Financeira e Orçamentária.

5. Gestão em Tecnologia de Informação

A Tecnologia de Informação é uma área que cresce constantemente, o que garante uma gama de oportunidades aos profissionais com essa formação. Eles podem ocupar cargos variados, nos quais são responsáveis por gerenciar softwares, hardwares e bancos de dados, implementando sistemas informatizados e seguros nas empresas.

Para se formar em Gestão de Tecnologia de Informação, o estudante passa por disciplinas como Matemática, Lógica de Programação, Arquitetura e Organização de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas Operacionais. Outros assuntos estudados no curso, que tem duração de três anos, são: Estatística Computacional, Banco de Dados, Segurança e Auditoria de Sistemas, Redes de Computadores e Gestão de Projetos.

6. Gestão da Produção Industrial

O profissional com essa formação atua na gestão dos processos produtivos da empresa, aplicando estratégias que visem à otimização dos resultados empresariais e ao crescimento da corporação. Isso significa que ele cuida da seleção das matérias-primas, planeja a linha de produção, supervisiona os processos e toda a logística envolvida, além de avaliar os seus resultados.

O curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial também tem duração de três anos. Nesse tempo, o aluno estuda, entre outros temas, Ergonomia, Gestão da Produção, Metodologia de Custos e Formação de Preços, Controle Estatístico de Processos, Gestão de Operações, Gestão de Pessoas e Práticas Industriais.

Como foi possível ver, gestores das mais variadas áreas são indispensáveis para o sucesso de empresas de qualquer setor. Os empregadores já perceberam a necessidade desses profissionais para o bom desempenho do negócio, de modo que a tendência é que essa demanda cresça ainda mais.

Por isso, os cursos de gestão são extremamente promissores para aqueles que almejam estabilidade profissional e possibilidade de crescimento na carreira. Buscar uma formação como as que foram apresentadas neste post é um ótimo investimento com retorno garantido.

Então, você gostaria de ser o profissional que as empresas querem e precisam contratar? Não perca mais tempo! Entre em contato com a UniNorte agora mesmo e veja como nós podemos ajudá-lo a alcançar esse objetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This