6 dicas para se posicionar sobre temas polêmicos na redação do ENEM

Muitas pessoas têm o sonho de cursar o Ensino Superior, mas costumam ficar um pouco tensas quando pensam nos processos de avaliação pelos quais terão que passar. Quando imaginam a possibilidade da redação abordar um tema polêmico então, aí dá até calafrio!

ENEM, por exemplo, cobra um texto do tipo dissertativo-argumentativo. É fundamental, portanto, que você saiba apresentar seu ponto de vista sobre o assunto, além de trazer argumentos fortes que justifiquem seu posicionamento.

Também é extremamente importante conhecer o limite entre a opinião e a reprodução de ideias preconceituosas, evitando assim problemas na avaliação.

Você com certeza quer se sair bem nesse item, certo? Então continue a leitura para conferir 6 dicas para aprender a se posicionar de forma adequada sobre temas controversos que podem ser abordados no ENEM!

1. Mantenha-se informado sobre temas polêmicos da atualidade

Temas polêmicos são aqueles que costumam dividir opiniões e gerar divergência. Normalmente, é muito difícil chegar a um consenso sobre eles.

Pensando nisso, o ideal é que você leia bastante e converse com outras pessoas para se inteirar dos tópicos que vêm se destacando na sociedade. Afinal, algum deles pode se transformar no foco da sua produção no ENEM!

Lembre-se de que é necessário fazer uso de fontes confiáveis durante sua pesquisa. Dessa forma, você não corre o risco de se deparar com algo totalmente diferente do esperado na hora de elaborar seu texto.

2. Estude diferentes pontos de vista sobre os assuntos em pauta

Considerando que você já está por dentro dos principais temas polêmicos do momento, é hora de estudar e analisar os diversos pontos de vista em relação a cada um deles.

Conhecer opiniões diferentes sobre um mesmo assunto, bem como os argumentos que dão embasamento a elas vai realmente ajudar quando você precisar produzir seu texto.

Ainda não tem um posicionamento pessoal sobre os temas em questão? Saber o que outras pessoas pensam a respeito dos assuntos abordados e refletir sobre seus pontos de vista também ajuda a formar uma opinião e a fortalecer seus argumentos.

3. Faça uso de bons argumentos para embasar sua opinião

Depois de pesquisar sobre os temas polêmicos que estão em alta e de estudar diferentes pontos de vista, você provavelmente já terá uma opinião formada sobre os assuntos que foram analisados.

Seja qual for seu posicionamento, não se esqueça de que você precisa validar sua opinião. Isso vai ser feito por meio das justificativas utilizadas, que explicam e defendem seu ponto de vista.

Os argumentos presentes na redação devem ser coerentes e bem fundamentados, de modo a realmente embasarem seu parecer. Fundamentações consistentes indicam um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto.

4. Preze sempre pelo respeito ao expor seus argumentos

A essa altura, você já se posicionou em relação ao assunto em pauta na redação e fez uso de bons argumentos para justificar seu ponto de vista, como explicamos no tópico anterior.

O detalhe é que não basta estruturar suas ideias de forma coerente, buscando apenas convencer o leitor. É preciso dar atenção especial à linguagem e ao vocabulário usados, evitando termos ofensivos, preconceituosos, que incitem a violência e a discriminação.

Entenda desde já que é bem tênue a linha que separa a liberdade de expressão do discurso de ódio, sendo que este vai totalmente contra os preceitos propostos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), documento que norteia a análise do conteúdo da redação do ENEM.

Além do mais, de acordo com a cartilha de redação do ENEM de 2017, mais especificamente na competência 5 (elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos), o desrespeito aos direitos humanos pode comprometer a nota final do aluno.

5. Fique atento ao significado das palavras empregadas

Algumas palavras, em especial as parônimas, podem gerar dúvidas na hora da redação, uma vez que são semelhantes tanto na escrita como na pronúncia, embora apresentem significados diferentes.

Para não passar esse aperto na hora H, estude e pesquise sobre o significado dos vocábulos desconhecidos para que sejam empregados adequadamente, de forma que você consiga reproduzir o mais fielmente possível, por escrito, seus pensamentos.

Quando usadas de modo equivocado, as palavras podem causar problemas no que diz respeito à compreensão do texto, independentemente do tema proposto. Quando o assunto é polêmico, então, os mal-entendidos decorrentes do uso inadequado de determinados termos podem ser ainda mais graves.

6. Conheça a estrutura do tipo textual a ser cobrado

Outra dica importante para se posicionar sobre quaisquer temas, sejam eles polêmicos ou não, é analisar a estrutura do tipo de texto exigido. Como já citamos, o ENEM pede o modelo dissertativo-argumentativo.

Em geral, todo formato de texto deve ser dividido em 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. De acordo com o tipo, porém, podem haver diferenças em relação ao que é abordado em cada uma dessas partes.

Em relação ao tipo dissertativo-argumentativo, a estrutura é basicamente a seguinte:

Introdução

Para situar o leitor, cite o assunto (também chamado de problema) sobre o qual você deve dissertar. Nesse momento, você também já pode apresentar brevemente a perspectiva que o texto vai abordar.

Desenvolvimento

Dê sua opinião sobre o tema abordado de acordo com suas concepções e ideias em relação ao assunto. Depois, exponha com clareza e organização os argumentos que dão força a seu ponto de vista.

Conclusão

Nesse trecho, faça um apanhado retomando a ideia principal, mas propondo uma solução para o problema inicial. A conclusão deve estar de acordo com todas as informações citadas anteriormente no texto.

Viu só como se posicionar sobre temas polêmicos na redação do ENEM não é assim tão difícil quanto parece? Pode apostar: seguindo nossas dicas, a redação não vai mais nenhum bicho de sete cabeças. Ah! E não se esqueça de que o treino é muito importante! Então produza textos diversos de hoje em diante para ir aprimorando sua escrita.

Gostou das dicas que listamos neste post? Agora que você já sabe como se posicionar sobre temas polêmicos na redação do ENEM, aproveite para conhecer também o melhor jeito de estudar atualidades para o exame!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This