6 cursos superiores para quem gosta de trabalho em equipe

Os funcionários que têm a capacidade de executar um trabalho em equipe de qualidade são muito valorizados nas organizações. Se você possui uma boa capacidade de relacionamento e trabalha bem em grupos, isso é um ótimo sinal!

Quem costuma ter um bom desempenho em trabalhos conjuntos tem a consciência da importância dos diferentes membros da equipe e sabe valorizar a contribuição de cada um. Ninguém chega a lugar algum sozinho. Perceber isso desde cedo é fundamental!

Além disso, existem opções de cursos de graduação que vem ao encontro desse talento tão desejado, potencializando-o e ajudando o estudante a desenvolver ainda mais essa habilidade! Vamos conhecer algumas delas? Então continue a leitura deste post!

1. Administração

Engana-se quem acha que a graduação em Administração prepara o estudante para exercer funções burocráticas e trabalhar com papelada. O principal ativo das organizações são as pessoas, e é função do administrador gerir essas equipes.

O departamento de Recursos Humanos, por exemplo, é um dos principais de uma empresa, e tocar esse setor tão importante é tarefa de um profissional de Administração. Desde a avaliação profissional até o recrutamento, é preciso ser bom em entender as pessoas e ter uma capacidade de relacionamento acima da média.

O curso de Administração vai trazer a teoria e também a vivência necessária para que o estudante trabalhe os diferentes aspectos do trabalho em equipe e possa não só fazer parte de um time de colaboradores mas também ser bom em montar ótimas equipes.

2. Pedagogia

Quem tem a ambição de se tornar um pedagogo precisa estar preparado para trabalhar em equipe. Um quadro docente é multidisciplinar e só consegue oferecer uma educação de qualidade aos alunos atuando de forma integrada.

É preciso saber respeitar o espaço de cada colega de trabalho e trocar informações para montar uma grade curricular que atenda às necessidades dos alunos. Além disso, os planos de aula compartilhados conquistam resultados muito melhores do que aplicações pedagógicas isoladas.

Durante os estágios do curso de Pedagogia, o estudante vai conferir de perto a dinâmica de uma sala de aula e também a estrutura administrativa de uma escola. Isso vai permitir o desenvolvimento do trabalho conjunto e também aumentar a percepção do futuro docente em relação à importância das equipes pedagógicas.

3. Psicologia

Psicólogos ajudam as pessoas na busca pelo autoconhecimento. Muitos escolhem essa opção de graduação pensando em atuar individualmente em clínicas, mas a Psicologia também é uma área de formação muito procurada por organizações.

As empresas têm psicólogos atuando na gestão de equipes, desde a área de comunicação interna e cuidado com o trabalhador até na resolução de conflitos e readequação do quadro funcional das empresas.

Os estudantes de Psicologia terão contato com diferentes perfis de pessoas ao longo do curso. Isso vai propiciar uma formação humana e pessoal abrangente. Essa característica e uma boa estrutura emocional são muito procuradas por empresas dos mais variados ramos de atuação.

4. Educação Física

Os profissionais de Educação Física não estão mais restritos à atuação em centros esportivos. Cada vez mais eles fazem parte das equipes das grandes empresas e precisam ter habilidades de trabalho em equipe.

Ter um profissional que estimule uma vida ativa e coloque em pauta a preocupação com um estilo de vida saudável é fundamental no sentido de demonstrar ao trabalhador que a empresa investe na qualidade de vida dele.

Além disso, a atividade desenvolvida pelo educador físico junto aos colaboradores acaba tendo reflexo na diminuição de afastamentos por motivo de licença médica. Por isso, incluir na rotina de trabalho ações como ginástica laboral e exercícios de prevenção a lesões por movimentos repetitivos é economizar a longo prazo.

Os graduandos do curso superior de Educação Física vão receber a orientação dos professores na hora de aplicar o treinamento das equipes corporativas. E quem preferir montar sua própria academia também vai praticar suas habilidades de gerenciamento de turmas e liderança durante o curso.

5. Jornalismo

Antes de produzir um material durante o curso superior, o estudante de Jornalismo vai conhecer todas as funções de um jornalista. Para que se chegue ao resultado final, seja um texto em um jornal ou uma reportagem de televisão, todo o conteúdo é produzido por várias mãos.

Desde a função de pauteiro, que é quem traz as informações básicas e o direcionamento que o conteúdo deve ter, passando pela de repórter — quem produz — até a função de editor, que finaliza o material e acerta os detalhes, o Jornalismo é um exemplo de como o trabalho em equipe é importante.

Vivenciar o funcionamento de uma redação, seja nos estágios, seja no curso, vai propiciar ao aluno um conhecimento detalhado das diferentes funções e a compreensão de como o trabalho de cada um impacta no rendimento da equipe toda.

6. Serviço Social

O Serviço Social é uma ótima opção para quem tem aptidão em atender pessoas e ler o contexto social nas quais elas estão inseridas. Os assistentes sociais têm o poder de realizar transformações em grandes ou pequenos grupos.

Considerando o entendimento das vulnerabilidades sociais nas quais os cidadãos estão inseridos e a proposição de intervenções que promovam a cidadania e a melhora na qualidade de vida, o assistente social tem o papel de ser o agente transformador nas comunidades.

Durante o curso, o aluno terá orientações sobre as principais formas de abordagem, exercícios práticos de atendimento e gestão de grupos, e a vivência necessária para aplicar na vida profissional os ensinamentos que receber durante a graduação.

Essas são as 6 opções de cursos para quem tem ou quer desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe. Se é o seu caso, com certeza se identificará com algum deles. Cada curso tem sua peculiaridade e vai trabalhar de forma diferente a capacidade do trabalho em equipe.

Se alguma das nossas sugestões despertou seu interesse, procure conhecer a ementa da graduação. Converse também com estudantes do curso que gostaria de fazer e com profissionais da área. Isso vai trazer mais informações para ajudar na sua decisão.

Encontrar um curso que tenha a ver com o seu perfil e que lhe propicie o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe vai contribuir não só para a sua formação acadêmica mas também prepará-lo para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Escolher uma instituição de ensino que proporcione uma boa formação é o primeiro passo nessa empreitada!

Quer saber ainda mais sobre opções de graduação e receber informações importantes sobre cursos superiores e sobre a vida acadêmica? Assine nossa newsletter e receba nossos artigos diretamente no seu e-mail!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This