6 benefícios que um intercâmbio na faculdade oferece aos estudantes

Ter uma experiência internacional é o sonho de muitos estudantes, mas a decisão sobre qual o melhor momento para viajar pode gerar muitos conflitos. Enquanto uns preferem realizar esse objetivo depois da graduação, com a vida financeira um pouco mais estabilizada, outros preferem fazer o intercâmbio na faculdade.

A realidade é que não existe hora certa ou errada. No entanto, investir nos estudos no exterior ainda durante a graduação é uma opção muito valiosa para enriquecer o seu currículo profissional, preparando-se o quanto antes para exercer uma profissão e abrir as portas do mercado de trabalho.

Você já pensou sobre o assunto? Então não deixe de ler este post. Nele, reunimos as 6 vantagens de investir nessa experiência antes de concluir o seu curso de graduação. Confira quais são elas!

1. Você pode continuar os seus estudos

Muitos estudantes acreditam que, ao interromper a graduação para fazer um intercâmbio, acabam perdendo muito tempo e prejudicando os estudos. Mas a verdade é que há uma opção para evitar esse problema que é fazer um intercâmbio pela própria universidade.

Boa parte delas tem programas em parceria com instituições do exterior, que permitem que o estudante saia do país e transfira de curso. Tudo isso sem precisar parar o curso já em andamento e com a possibilidade de usar parte dos créditos e das notas adquiridas quando decidir voltar.

2. As chances de ingressar rápido no mercado aumentam

Em tempos de recessão econômica, as empresas têm valorizado mais do que nunca os candidatos com experiências que agreguem valor ao seu trabalho, como trabalho voluntário, participação em grupos de pesquisa e estágios.

O intercâmbio também é visto como uma experiência positiva, pois sinaliza um compromisso do candidato em avançar profissionalmente e traz a ele a oportunidade de sair da sua zona de conforto, agir com independência e se abrir ao novo. Essas são características muito positivas para qualquer carreira. Além disso, a oportunidade de conviver com outra cultura e diferentes realidades é um diferencial que pode ajudar no processo de adaptação em uma empresa.

3. Você aprenderá um novo idioma

Os intercâmbios acadêmicos, intermediados pela própria universidade geralmente já exigem uma certa fluência na língua do país de destino. No entanto, os estudantes também têm a opção de fazer um intercâmbio para o estudo de idiomas, com o intuito de aumentar a sua capacidade comunicativa.

Esses cursos podem ser concluídos em períodos de duas semanas até um ano. Tudo vai depender dos objetivos e do nível de conhecimento que o estudante já tem daquela língua. Quanto menos souber, mais tempo de estudo será necessário.

Não importa qual seja a sua escolha, o intercâmbio virá acompanhado do aprendizado e da prática de um novo idioma, uma habilidade que dá destaque ao currículo e, sem dúvida, é diferencial no mercado.

4. As possibilidades de estudo são variadas

Fazer intercâmbio na faculdade também é uma oportunidade de ampliar as suas áreas de estudo, já que as universidades de outros países têm, na grade curricular, matérias que nem sempre são dadas no Brasil.

O próprio dia a dia dessas instituições aumentam as chances de aprendizado. E, além disso, muitas disciplinas que aqui são vistas como extras e atividades que não fazem parte da dinâmica da graduação lá fora são parte obrigatória do currículo.

Países como os Estados Unidos, por exemplo, incluem a prática de esportes, o estudo de outras línguas e o ensino do empreendedorismo na sua grade. Com essas atividades disponíveis, o estudante é capaz de desenvolver novas competências, as quais serão úteis para o mercado de trabalho e para o seu desenvolvimento pessoal.

5. Suas chances de iniciar uma carreira no exterior aumentam

Muitos vistos destinados aos estudantes permitem que eles exerçam atividades remuneradas nas horas vagas, estejam eles na faculdade ou em um curso de idiomas, como acontece na Nova Zelândia, no Canadá e na Irlanda, por exemplo. Essas oportunidades exigem um nível mínimo de inglês e configuram-se como ótimas oportunidades para criar networking e conhecer o mercado de trabalho do país.

Há ainda as modalidades de intercâmbio que possibilitam ao graduando conciliar os estudos na faculdade com um estágio em uma empresa da área. Para os estudantes, além de uma experiência valiosa no currículo, essa é uma possibilidade de iniciar, e quem sabe firmar, uma carreira no exterior. Cada programa tem suas especificidades, mas no geral é exigido um nível mais avançado no idioma local ou em inglês.

Muitos desses estágios são remunerados e podem durar até 18 meses, o que aumenta o tempo de permanência do estudante no país. Países como Austrália e Estados Unidos são os que mais apostam nessa opção, com oportunidades nas mais diversas áreas: tecnologia, hotelaria, engenharia, relações internacionais, entre tantas outras.

6. Você crescerá como profissional e também como pessoa

E, por fim, não há como não falar da experiência enriquecedora que é fazer um intercâmbio na faculdade. Estudar em outro país é a melhor chance de conhecer a história, os hábitos e as questões diárias que fazem parte desse local. É uma experiência única, capaz de abrir horizontes, aumentar a consciência social e ampliar a sua visão de mundo.

Mesmo que a entrada na faculdade, por si só, já traga uma série de oportunidades de conhecer pessoas diferentes e enfrentar novos desafios, fazer um intercâmbio internacional é capaz de levar essa experiência a outro nível. Sair de uma zona de conforto, falar com pessoas em uma nova língua, superar desafios longe da família e dos amigos é uma maneira de criar independência e aumentar a autoconfiança.

Além de engrandecer como profissional, fazer um intercâmbio na faculdade também proporciona uma mudança como pessoa. Você voltará com novas perspectivas, novos olhares e novos sonhos. Algo que pode ser usado positivamente na sua carreira, nas relações com as pessoas ao seu redor e, especialmente, na sua capacidade de fazer a diferença no mundo!

Gostou das nossas dicas? Quer aprender mais sobre esse e outros temas relevantes para a sua carreira? Então não deixe de nos seguir no Facebook para acompanhar as novidades do blog!

Comments (2)

  1. Olá bom dia, maravilhoso ter esses conhecimentos, para melhor ter boa visão em nossos desempenhos e futuramente engrandece nosso nível e objetivos de vida.

    1. Oi Deusa, que bom que gostou! É ótimo ficar por dentro do que é preciso para se destacar no mercado. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This