5 dicas sobre como ganhar dinheiro na faculdade que você deve saber

Um dos principais obstáculos que impedem os jovens de realizar o sonho de fazer uma graduação é a dificuldade em arcar com as despesas da vida universitária. No entanto, esse problema pode ser resolvido facilmente se ele descobrir como ganhar dinheiro na faculdade.

Essa pode ser a solução perfeita, tanto para quem já está no mercado de trabalho e precisa complementar a renda, quanto para aqueles que não podem apenas estudar sem se preocupar com os gastos que vêm com o curso. Em qualquer situação, dinheiro extra é sempre bem-vindo, não é?

Por isso, se você ainda não sabe por onde começar, continue lendo este post. Aqui, você vai saber mais sobre as despesas da vida de estudante e como ganhar dinheiro para se manter na faculdade. Acompanhe!

Quais são os maiores gastos de um estudante universitário?

Além da mensalidade do curso, existe uma série de outras despesas que não podem ser esquecidas na hora de fazer o planejamento financeiro para ingressar no Ensino Superior. O material didático, que engloba livros e apostilas, é uma delas.

O transporte também precisa ser considerado, levando em conta quantos dias por semana o estudante precisa se deslocar até a instituição de ensino. Como ele fará isso é outro ponto a ser observado — seja por meio de veículo próprio, ônibus, metrô ou qualquer outra opção.

Há, ainda, os gastos com alimentação fora de casa, uma vez que pode ser necessário passar longas horas na universidade e, nesse caso, a saúde não deve ser negligenciada.

Porém, essas despesas não são motivo para desistir do objetivo de alcançar o diploma. Com organização e determinação, todas as adversidades — inclusive as financeiras — podem ser resolvidas.

Como ganhar dinheiro na faculdade?

Felizmente, fazer uma renda extra está longe de ser tão difícil quanto você imagina. A seguir, confira 5 dicas imperdíveis de como ganhar dinheiro na faculdade!

1. Venda alimentos

A despesa com alimentação, que acabamos de citar, é uma dificuldade para seus colegas, assim como é para você. Afinal, restaurantes, lanchonetes e cantinas costumam praticar preços que nem sempre cabem no bolso do estudante universitário.

Logo, não é difícil de imaginar que o surgimento de uma oferta de alimentos alternativa tem grandes chances de ser bem recebida pelos seus colegas. Basta garantir que os produtos combinem qualidade, sabor e preço acessível.

Assim, comece apostando na venda de lanches rápidos. Você pode preparar sanduíches frios, salgados e doces, como o brigadeiro, que sempre tem uma legião de fãs em qualquer lugar. Não se esqueça de transportá-los em recipientes adequados para que nada corra o risco de se danificar ou estragar.

2. Revenda produtos de beleza

Se você prefere trabalhar com itens não perecíveis, a revenda de produtos de beleza pode ser a opção ideal. Existem várias empresas do ramo às quais é possível se associar para revender cosméticos e outros artigos por meio de catálogos, o que também é uma vantagem se o transporte de recipientes com os produtos for um obstáculo.

Nesses casos, o pagamento normalmente se dá na forma de comissão por item vendido. O ambiente universitário é um ótimo lugar para formar sua clientela, graças ao contato diário com um vasto número de pessoas. Uma dica para conquistar os primeiros clientes é oferecer amostras e fazer demonstrações dos produtos no intervalo das aulas.

3. Dê aulas particulares

Você é muito bom em alguma matéria? Então, ofereça seus serviços como professor particular. Sempre tem alguém com dificuldades em uma ou outra disciplina e que precisa de ajuda urgente para assimilar os conteúdos antes de uma prova importante.

Vale ressaltar que suas aulas não precisam ser oferecidas apenas a colegas de curso, mas, principalmente, a alunos do Ensino Fundamental e Médio. Se Ciências Exatas são o seu forte, por exemplo, dê aulas de Matemática, Química e Física. Estudantes que estão se preparando para o Enem são um público necessitado desse reforço, e os pais deles estão mais do que dispostos a arcar com a despesa.

4. Trabalhe como freelancer

Assim como algumas pessoas ganham dinheiro com a venda de produtos, também é possível obter uma renda com as próprias habilidades. Explore os seus conhecimentos, descubra do que é capaz e use isso a seu favor.

Algumas das muitas atividades que você pode realizar como freelancer são a tradução e a formatação de textos. Além disso, serviços de Informática, que variam desde tarefas mais simples, como a digitação, até a manutenção de computadores são muito procurados.

5. Comercialize sua arte

Muitas pessoas têm uma criatividade que elas nem imaginam que pode render um bom dinheiro. Estamos falando de produzir bordados, peças em crochê, pinturas em tecido, bijuterias, roupas customizadas, esculturas em porcelana fria, bonecos de feltro e vários outros tipos de artesanato.

Se você costuma fazer trabalhos artesanais apenas para seu próprio uso e para presentear amigos, experimente produzir algumas peças e mostrá-las a seus colegas e professores. Também tire fotos e divulgue nas redes sociais. Esses produtos costumam ser muito procurados, e você não vai demorar a receber encomendas.

Como ter uma boa aceitação dos outros alunos?

Para que sua atividade gere lucros, é importante saber apresentá-la ao seu público-alvo, ou seja, os outros alunos. O primeiro passo para isso é tratar o assunto com seriedade. Lembre-se de que você quer que a empreitada dê certo e que não seja apenas uma coisa de momento, mas sim uma nova fonte de renda.

Com isso em mente, providencie cartões de visita com os seus dados de contato e uma breve apresentação. Ao encontrar um potencial cliente, seja educado e não invasivo — em hipótese nenhuma tente constranger a pessoa a adquirir o seu produto ou contratar os seus serviços. Dê espaço para ela decidir fazer negócio com você ou não.

Desse modo, você terá grandes chances de conseguir a renda que precisa para custear a vida universitária e chegar cada vez mais perto do tão sonhado diploma. Descobrindo como ganhar dinheiro na faculdade, você vai poder se dedicar aos estudos com mais tranquilidade e segurança, o que também vai acabar refletindo nos seus resultados acadêmicos.

Gostou das dicas? Aproveite a visita ao blog e descubra como trabalhar e estudar ao mesmo tempo! Você vai encontrar outras informações que podem ser muito úteis na sua jornada!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This