4 coisas que você vai aprender no curso de Processos Gerenciais

O curso de Processos Gerenciais é uma graduação de 2 anos derivada da Administração. Por focar na formação de gestores competentes, sua grade é completamente voltada para assuntos gerenciais.

Mas isso não significa que você só vai concorrer a vagas de gerência quando formado, ok? Na prática, o que acontece é que a empresa já vai saber que tem um profissional capacitado para liderar, gerir e levar a empresa ao sucesso logo na contratação. 

Você por acaso tem alguma ideia sobre o que é abordado nesse curso? Nós explicamos! Antes, porém, vamos esclarecer mais alguns pontos sobre o tecnólogo em Processos Gerenciais. Acompanhe!

As possíveis áreas de atuação

Para começar, vamos falar sobre as possibilidades de atuação de um profissional formado em Processos Gerenciais.

No curso, você vai se capacitar a ser gerente e empreendedor, conduzindo uma empresa em suas atividades diárias. E isso independe do setor, ok? Tanto é possível assumir postos em cargos públicos quanto em cargos privados, na indústria, no comércio ou no setor de serviços.

Também é possível atuar como analista ou supervisor nas diferentes áreas de gestão, incluindo:

  • marketing;
  • finanças;
  • planejamento operacional;
  • recursos humanos;
  • logística;
  • comercial.

Mas não para por aí! Você também pode realizar outras atividades, como prestar consultoria a micro e pequenas empresas, analisar métodos e processos, elaborar relatórios de resultados e até participar do planejamento, da organização e do controle dos fluxos de trabalho.

O mercado de trabalho na área

Você concorda que toda empresa precisa de um gestor? Pois quanto mais pensamento estratégico e visão de futuro esse gestor tiver, melhores serão os resultados. Por isso, o campo de trabalho é muito amplo.

As vagas que um profissional formado em Processos Gerenciais pode assumir não são específicas. Podem ser nas áreas que falamos, tanto como gestor quanto como analista ou supervisor. Os postos assumidos aqui são os mesmos ocupados por quem é formado em Administração ou em cursos tecnólogos de gestão.

A grade curricular de Processos Gerenciais

Na UniNorte, o tecnólogo em Processos Gerenciais é dividido em 3 ciclos. Neles, os alunos veem conteúdos específicos e altamente técnicos, pois a ideia é formar excelentes gestores em uma graduação de menor duração. Entre as disciplinas estão incluídas:

  • Direito Empresarial: fundamental para entender como é o funcionamento legal das empresas;
  • Fundamentos de Administração e Economia: para formar uma boa base na área;
  • Fundamentos de Marketing: para aprender como funciona o front da empresa, aquilo que é apresentado ao público;
  • Liderança, Cultura e Comportamento Organizacional: de forma a entender a dinâmica de uma gestão;
  • Matemática Financeira: essencial para cálculos típicos da gestão financeira;
  • Contabilidade e Custos: incluindo conceitos sobre tributos, balanços, faturamento e muito mais;
  • Gestão Estratégica de Pessoas: para conduzir equipes ao sucesso;
  • Operações e Logística: compreendendo as questões práticas de distribuição, recebimento e entrega de cargas;
  • Qualidade: para entender como funcionam os processos de certificação ISO e outros conceitos;
  • Gestão Financeira e Orçamentaria: de forma a direcionar bem o faturamento e promover o crescimento;
  • Negociação e Vendas: para formar um perfil comercial forte.

Também está incluído um espaço para disciplinas optativas e a realização de um projeto integrador por ciclo, que abrange todas as matérias aprendidas.

O tempo necessário para se formar 

Tudo isso é visto em apenas 2 anos, o que corresponde à metade do tempo de uma graduação convencional. Por mais que o processo seja rápido, não implica baixa qualidade, viu?

Um estudante que tem disponibilidade para um curso longo pode se dedicar a um bacharelado, por exemplo, enquanto quem trabalha e tem a rotina corrida muitas vezes já reúne experiência na área, querendo só fortalecer seus conhecimentos, investir na formação constante e obter um diploma que permita ascensão de carreira.

Se for do seu interesse, você pode fazer uma pós-graduação e continuar agregando valor a seu currículo para se tornar um profissional cada vez mais disputado no mercado.

A rotina de trabalho do formado

Mas e depois de terminar o curso, como é a rotina? A base será analisar informações para a tomada de decisões. Se você atuar inicialmente como assistente ou analista, vai produzir relatórios e levantamentos para a gestão, que servirão de base para o planejamento estratégico do negócio.

Já se atuar como gestor, você provavelmente vai liderar equipes com analistas que podem levantar os dados da forma que você julgar mais importante. Assim, sairá um pouco da rotina operacional, mas continuará sendo o farol que levará o time ao sucesso.

O que é aprendido no curso

Finalmente chegamos ao principal assunto do post! O que você vai aprender no tecnólogo em Processos Gerenciais? Confira 4 pontos fundamentais dessa graduação!

1. Administrar empresas

Você aprenderá a ser um administrador com foco em resultados, pois saberá conduzir os processos de gestão do negócio em suas mais diferentes áreas, obtendo o melhor resultado de cada uma delas.

Para tanto, você aprenderá a organizar as atividades diárias de forma a evitar o retrabalho e eliminar desperdícios, aumentando o lucro e diminuindo os custos. Com tudo isso, não tem outro jeito: o resultado final será de muito maior qualidade.

2. Ter visão sistêmica e empreendedora

Você provavelmente já ouviu dizer que é preciso pensar como o dono, certo? Os recrutadores, por exemplo, falam muito isso. Quem tem visão de dono olha o negócio como um todo, não focando apenas em uma área específica.

Com essa amplitude, quando você toma uma decisão na área de vendas, por exemplo, pensa nos impactos que ela terá nas finanças, na logística, no setor de compras, no estoque e assim por diante.

Seguindo essa lógica, você sempre tomará decisões para melhorar os resultados globais do negócio. Entender as coisas como um todo é ter visão sistêmica (ou holística) e empreendedora.

3. Desenvolver competências de gestão

Outro aprendizado importante que o curso de Processos Gerenciais traz diz respeito às competências necessárias para a gestão. Ao longo da formação, você aprenderá a identificá-las e desenvolver cada uma delas tanto em si mesmo como em seus liderados.

Na prática, você entenderá quais são os conhecimentos, as habilidades e atitudes que cada função demanda. A partir daí, vai procurar caminhos para incorporá-los, tornando-se um gestor melhor e deixando sua equipe cada vez mais capacitada.

4. Atuar de forma inovadora

Na vida, as mudanças acontecem a todo tempo. E não é diferente no mercado! Quando você consegue reduzir custos em um processo, o concorrente já achou uma forma muito mais econômica de fazer a mesma coisa. Por essas e outras, a competitividade é uma característica marcante de qualquer área de negócios.

No curso de Processos Gerenciais, você aprenderá a ter visão inovadora e enxergar novos caminhos e maneiras de atuação mais eficientes, incorporando elementos de tecnologia e tudo de positivo que puder ser absorvido pela empresa.

Agora você tem uma visão completa do que faz um tecnólogo em Processos Gerenciais, sabendo onde e como pode atuar! Essa é uma ótima opção de curso para quem precisa de um diploma rápido. Quer conhecer outras? Confira um post especial sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This