10 empregos criativos para quem quer trabalhar fora da caixa

Sabia que trabalhar com o que você gosta é importantíssimo não só para sua felicidade como para sua saúde? Acredite: pesquisas da Associação Americana de Sociologia indicam que quem ama a própria profissão está menos propenso a sofrer de distúrbios mentais e até doenças físicas!

Procurando uma carreira diferente das tradicionais para seguir desafiado e motivado durante toda a vida? Então este post é para você! Conheça a seguir 10 empregos criativos para passar a amar as segundas-feiras!

1. Designer gráfico

Já pensou em transformar sua paixão pelas artes visuais em profissão? O curso de Tecnologia em Design Gráfico pode ser sua porta de entrada para uma variedade de trabalhos com potencial de agradar a todos os gostos!

Dos inventores de geringonças malucas aos amantes da fotografia, da decoração, dos games e dos computadores, alguns dos empregos que poderão conquistá-lo com esse curso de apenas 3 anos de duração são:

  • designer de produtos e equipamentos industriais;
  • designer editorial — em revistas e editoras;
  • especialista em fotografia digital;
  • artista de animação 3D;
  • designer de móveis.

2. Chef de cozinha

A culinária é seu mais grande amor? Então você precisa saber que é possível seguir carreira nessa área e até mesmo conquistar o diploma de curso superior nela! Com média de 2 anos de duração, o curso de Tecnologia em Gastronomia é perfeito para quem quer se qualificar para alcançar o sucesso como mestre-cuca.

Além dos aspectos práticos da cozinha nacional e internacional, bem como da panificação e da confeitaria, na faculdade você ainda aprende aspectos administrativos e logísticos de se ter e administrar um restaurante, da equipe de garçons e maîtres à elaboração do menu e definição dos preços.

3. Jornalista

Do fotojornalismo à edição, passando pela profissão de repórter e pela criação e manutenção de mídias digitais, o curso de Jornalismo abrirá as portas de um mercado em que a criatividade é uma exigência e a mesmice, uma impossibilidade.

Em correspondência internacional, do escritório ou na sua própria casa, são diversos os possíveis ambientes de trabalho para se escolher nas mais variadas áreas: esporte, política, cultura, notícias locais e por aí vai! O que acha da ideia?

4. Assistente social

Se o que você ama mesmo é fazer a diferença no mundo e se dedicar às questões sociais que afetam as vidas de milhões de indivíduos, o curso de Serviço Social é a escolha perfeita para oferecer todo o embasamento teórico necessário a essa árdua (mas gratificante) tarefa.

Com possibilidade de atuação em instituições privadas e públicas, bem como em ONGs, ser assistente social é um dos empregos criativos que mais exige pensar fora da caixa para elaborar soluções e propostas de intervenção que, aos poucos, mudam a realidade de toda uma comunidade.

5. Esteticista

Por falar em mudar a vida das pessoas, vale ressaltar que esse movimento também pode acontecer de fora para dentro! Quem se forma no curso de Tecnologia em Estética e Cosmética está apto a trabalhar em locais como:

  • clínicas de beleza;
  • farmácias e indústrias de cosméticos;
  • consultórios próprios ou de terceiros;
  • clínicas de repouso;
  • academias de ginástica.

Aliando a paixão pela estética ao desejo de contribuir para o aumento da autoestima e a melhoria da autoimagem de outras pessoas, a profissão de esteticista é ao mesmo tempo criativa e recompensadora.

6. Gerente de mídias sociais

Acompanhar as tendências dos blogs, do Facebook, do Instagram e de outras redes sociais é o que lhe dá energia para se levantar toda manhã? Pois então fique sabendo que é possível trabalhar com isso!

Os graduados em Mídias Sociais e Digitais não só ficam de olho no que está rolando nos perfis da empresa em que trabalham (e dos concorrentes) como também devem entender a fundo a relação dos consumidores com as redes e usar toda a sua criatividade para elaborar postagens atrativas que gerem curtidas e lucro para o negócio.

7. Publicitário

Se a área de Marketing lhe parece mais interessante, por que não ampliar seu escopo de atuação e ir logo para a Publicidade e Propaganda? Criando comerciais na TV e jingles que não saem mais da cabeça do consumidor ou explorando o universo do Marketing Digital e da pesquisa, você pode usar sua criatividade nos ramos mais tradicionais ou então se dedicar a descobrir o universo da propaganda online, sempre em transformação.

Uma coisa é certa aqui: com o mercado se expandindo sem parar, não vão faltar vagas e oportunidades para você crescer como publicitário!

8. Turismólogo

Viajar, conhecer outras tradições, levar pessoas aos lugares que você ama e mediar as relações entre diferentes culturas: isso parece mais sonho do que profissão? Então a área do Turismo pode ser aquela que o fará feliz pelo resto da vida!

Nessa carreira, você deverá usar sua criatividade para organizar roteiros, campanhas, websites, viagens corporativas ou turísticas, eventos e planejamentos para empregadores como:

  • agências de viagens;
  • departamentos governamentais de Turismo;
  • hotéis e pousadas;
  • agências e órgãos de ecoturismo;
  • organizadores de eventos.

9. Gerente de RH

Vimos no início do post que trabalhar com o que se ama é essencial para garantir satisfação profissional e saúde física e mental. Agora imagine se seu trabalho fosse proporcionar esses benefícios a outros trabalhadores! Pois é justamente isso o que faz um tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos!

Com a responsabilidade sobre a seleção, a contratação e a retenção dos talentos de uma companhia, esse profissional deve estar sempre de olho nas ideias mais criativas para gerenciar pessoas e fazer a empresa crescer por meio do bem-estar coletivo.

10. Pesquisador em Biomedicina

Realizar o sonho de infância de encontrar a cura do câncer pode ser uma ambição um pouco difícil de se alcançar. Por outro lado, se as pesquisas na área da Medicina sempre o fascinaram, saiba: é sim possível empregar sua criatividade para explorar e fazer avanços médicos!

Quem se forma em Biomedicina passa por um curso de cerca de 4 anos a fim de se tornar um cientista que trabalhará principalmente em laboratórios e farmácias, junto a uma equipe de pesquisa dedicada a investigar os mistérios da Biologia e beneficiar a humanidade com novas descobertas e tecnologias médicas. Que tal?

E aí, quais desses empregos criativos mais chamaram a sua atenção? Compartilhe este post com os amigos nas redes sociais e peça a ajuda de quem mais o conhece para escolher sua profissão dos sonhos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This