É possível passar no vestibular sem cursinho?

Não restam dúvidas: fazer uma faculdade pode ajudar a conquistar ótimas oportunidades profissionais. Afinal de contas, o caminho percorrido durante a graduação proporciona conhecimentos, experiências e contatos extremamente enriquecedores para construir sua carreira, seu futuro. O detalhe é que, para pegar essa trilha, é preciso vencer um desafio e tanto logo no início: o vestibular.

Como a preparação para a prova exige muito foco, disciplina e longas horas de estudo, muitos alunos acabam optando por entrar em um cursinho para vestibular. Mas há também quem, por preferência pessoal, indisponibilidade de horários ou mesmo por não ter condição de pagar as altas mensalidades dos cursos preparatórios, escolhe estudar por conta própria.

Pode acreditar: é sim possível passar no vestibular sem fazer cursinho! Tudo bem que o desafio de estudar sem acompanhamento pode não ser dos mais fáceis, mas, com muita dedicação e seguindo alguns passos importantes, a tão sonhada vaga na faculdade dos sonhos pode ser sua! Para ajudá-lo nessa missão, listamos a seguir 7 dicas de organização pessoal e planejamento para sua rotina de estudos. Acompanhe!

Encontre o lugar ideal

Se você resolveu estudar sem acompanhamento, o ideal é que, antes mesmo de começar, escolha o lugar ideal, aquele espaço onde consiga se organizar para estudar com tranquilidade. É importante que esse cantinho seja limpo, arejado, iluminado e silencioso para proporcionar concentração total.

Lembre-se de que ter um local fixo para os estudos ajuda na criação de um hábito positivo. No entanto, caso em algum momento você não consiga fazer isso em casa, devido ao barulho ou a alguma outra perturbação, uma boa opção é procurar uma biblioteca.

Procure se organizar

Organização é palavra de ordem para quem vai estudar sozinho para o vestibular. Afinal, a elaboração de um plano de estudos interfere diretamente na sua produtividade e, claro, na qualidade do seu aprendizado. Para isso:

  • estabeleça prioridades para seus estudos, dando ênfase àquelas matérias em que você tem mais dificuldade;
  • determine metas diárias de estudo e tenha disciplina para cumpri-las;
  • faça pequenas pausas em intervalos previamente estabelecidos, para não se sobrecarregar e conseguir manter a concentração em alta;
  • use ferramentas para ajudar a controlar o tempo e as atividades pendentes;
  • deixe seus materiais de estudo organizados para otimizar seu tempo.

Elimine as distrações

Este costuma ser um dos maiores desafios de se estudar em casa: lidar com as distrações. Até porque, em muitos momentos, absolutamente tudo parece mais interessante que estudar, não é mesmo? A televisão, sua cama, a vista da janela, as pessoas que estão em outros cômodos da casa e, hoje em dia, as redes sociais.

Justamente por isso, muitos estudantes optam por excluir suas contas em aplicativos como WhatsApp, Facebook e Instagram para conseguir se dedicar mais aos estudos, ficando longe dessas distrações até o fim das provas. É uma questão de prioridade. Seja o que funcionar melhor para você, o importante é manter o foco no seu objetivo!

Otimize os estudos com a internet

Quando mal utilizada, a internet é sim causadora de distrações. No entanto, se usada a favor dos estudos, pode se transformar em uma ferramenta fundamental para incrementar sua preparação. É fato: a internet simplificou o acesso à informação. É possível encontrar na rede muitos materiais e conteúdos relevantes, seja em formato de apostilas, grupos de estudo, fóruns e até cursos completos — às vezes, totalmente gratuitos.

Participe de grupos

Estudar sozinho tem lá suas vantagens, mas o contato com outras pessoas que estão na mesma situação que você não só ajuda a diminuir a pressão como aumenta sua motivação para os estudos. Participando de grupos de estudo, você pode ter acesso a outros materiais, tirar dúvidas e debater sobre diferentes assuntos, o que o deixará mais preparado tanto para as questões de múltipla escolha como até para a redação!

Outra prática capaz de incrementar bastante sua preparação para o vestibular é explicar o conteúdo para outra pessoa. Acredite: isso pode aumentar em até 30% seu aprendizado, uma vez que é criada uma linha de raciocínio e um contato mais aprofundado com o assunto em questão. Que tal fazer o teste?

Mantenha a motivação

É natural: ao passar muito tempo estudando sozinho, você pode enfrentar alguns momentos de queda motivacional. Nesses períodos de baixa, é preciso lembrar que a motivação está diretamente ligada a seus objetivos. Por isso, volte seu olhar para eles e para o desejo de alcançá-los a fim de manter a disciplina e cumprir sua rotina diária de estudos!

Tenha momentos de descanso

Como o vestibular é sempre muito concorrido, os candidatos querem aproveitar o máximo possível do seu tempo para estudar. Mas não dá para esquecer deixar de lado os momentos de descanso e lazer, que devem fazer parte da sua preparação! Afinal, para se manter produtivo e eficaz nos estudos, o equilíbrio é fundamental. Então trate de separar um tempinho para fazer atividades que o ajudem a relaxar e, pelo menos por um momento, esquecer a pressão dos estudos.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado no entendimento de que é sim possível estudar por conta própria com tranquilidade a fim de conquistar a vaga na faculdade dos seus sonhos. Mas lembre-se: esse método só funcionará se você for capaz de manter sua rotina diária de estudos organizada e seguir seu plano com disciplina, com foco no objetivo e muita força de vontade.

Não se esqueça: cursar uma faculdade abrirá muitas portas para você adquira conhecimentos e entre em contato com novas pessoas e experiências, eventualmente conquistando melhores posições no mercado de trabalho. É isso o que você quer para sua vida?

Na UniNorte, você poderá ter acesso a tudo isso, com horários acessíveis, um excelente custo-benefício e qualidade para dar e vender. A universidade conta com professores reconhecidos e oferece ótimas oportunidades de bolsas de estudo e financiamentos estudantis que deixam a graduação ao alcance das suas mãos.

Por fim, se gostou deste post e está disposto a batalhar para conquistar sua vaga na faculdade sem cursinho para vestibular, assine nossa newsletter para continuar se informando sobre nossos cursos e receber mais dicas para ter sucesso nas provas!

Comments (2)

  1. Gostei, ótima ideia.

    1. Que maravilha! Já pode seguir as dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This